Quem sou eu

Minha foto
Mara Freire é fotógrafa, publicitária e Pós Graduada em Fotografia. Professora de Fotografia e atua também como curadora e consultora na área.

sábado, 25 de setembro de 2010

As Visões Diante do Mundo

Ou: Visão Onírica de Pimentões
Quando falo da cena dos papéis ao vento, de uma foto que não seria possível, isto demonstra uma visão onírica, ainda que momentânea, de uma cena. Poderiam acontecer fotografias ali que descrevessem tal poética, mas eu não conseguiria... Mal consegui descrever literariamente a beleza que via. Isto porque há muitas maneiras de descrever o mundo, conforme a nossa inspiração momentânea ou mesmo nossa linha de trabalho.
Uns preferem fotografar premeditadamente, outros, engenhosamente, outros, tão poeticamente que nunca entendemos nada (às vezes me arvoro em umas poéticas que meus amigos e amigas perguntam: tá, marinha, mas o que foi mesmo que você quis dizer...?).
Às vezes fotografo de uma forma que considero advinda das minhas heranças na comunicação publicitária: explicitando a venda da minha idéia, da imagem como produto vendável.
No post anterior, temos uma visão jornalística ou o que minha percepção diz que seja. Algo acontecia e a autora, que nem precisava ser jornalista - mas é, mostrou tal e qual, com abrangência de cena, não com mais ou menos beleza que outros discursos, mas com sua uma maneira ou modo de ver aquilo, naquele momento. Que, momentâneo ou não, é a forma como está inscrito.
Não tenho certeza, mas parece que nossa forma de contar o mundo vai se construindo a partir das nossas relações com a imagem, com o conhecimento dos fatos, do assunto...
E, quando escolhemos uma foto para postar, para destacar, para enviar para os amigos que seja, estamos dizendo: veja isto que quero contar. E quero contar desta forma...
Hein???


Nenhum comentário:

Postar um comentário